ARTE PARA PARAR, RESPIRAR E SENTIR - Festival Meu Vizinho Pardini

“Poemas de sentir” é o novo conteúdo online do Festival Meu Vizinho Pardini, com uma seleção de poemas recitados pelos artistas mineiros Luciano Luppi, Ivana Andrés e Freddy Mozart. O vídeo, gravado no Museu Histórico Abílio Barreto, em BH, será lançado neste sábado, 01 de maio, no Youtube do Hermes Pardini, e integra uma série de conteúdos online produzidos pelo Festival desde outubro de 2020 com o tema “Viva sua Idade”.

Dessa vez, artistas circenses trazem cor, magia e surpresa enquanto poemas de autoria de Ferreira Gullar, Geraldo Eustáquio de Sousa, Fernando Pessoa, José Carlos Aragão e da própria Ivana Andrés, entre outros autores, são recitados. Participam da intervenção circense dois artistas 60+: a palhaça Sula Mavrudis e o equilibrista Moisés Quintão. Também integram a trupe o contatista Lucas de Aguiar, a contorcionista Roseane Corrêa e o mágico Serge Weick.

A curadoria de conteúdo de “Poemas de Sentir” foi feita pelo ator, diretor, dramaturgo, poeta, escritor e professor de teatro Luciano Luppi, levando em conta a importância de se aproveitar e celebrar todas as oportunidades que a vida nos dá, diariamente. Quando lemos um poema ou uma poesia, imediatamente sentimos e temos uma identificação, como se fosse escrito para nós. Como uma pessoa em processo de envelhecimento, eu li algumas poesias e dizia: sim, esse é pra mim. E se é pra mim, provavelmente vai gerar a mesma identificação a outras pessoas que estão vivendo esse momento. Ou que compreendem bem esse momento. Foi simples assim”, explica Luppi sobre a seleção de poemas.

O Festival Cultural Meu Vizinho Pardini, que há 4 anos promove a ocupação harmônica de espaços públicos com atrações culturais, mudou seu formato no ano passado, por conta da pandemia. Além disso, também em 2020, o Festival trouxe como tema um novo projeto do Hermes Pardini chamado Viva Sua Idade, que tem o objetivo de maior aproximação com o público 60+. A programação foi pensada de maneira diversa tanto artisticamente quanto do ponto de vista etário, com transmissão pelo Youtube do laboratório para milhares de pessoas.

O Festival é apresentado pelo Ministério do Turismo e Hermes Pardini, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Um projeto Árvore, realizado pelo Hermes Pardini, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.